Abalado

A palavra abalado é usada para se referir àquilo ou àquele que se tornou enfraquecido, alquebrado, que tem pouca firmeza nas decisões, ou seja, inseguro. Uma pessoa abalada se torna hesitante, sendo chamada por muitos de frouxo.

A palavra abalado é um adjetivo masculino que também pode ser usada para caracterizar alguém que teve um grande trauma emocional recentemente, que se impressionou de forma ruim com alguma situação ou que se perturbou com algum choque ou abalo emocional.

Sinônimos da palavra abalado

Doente, inseguro, aluído, comovido, impressionado, agitado, traumatizado, perplexo, surpreso, triste, depressivo, inseguro e outros.

Antônimos da palavra abalado

Firme, forte, confiante, frio, imperturbado, seguro, poderoso, deliberado, violento, rijo, resistente, intenso, potente, musculoso, possante, disposto, determinado, inegável, repousado, remansado, despreocupado, descansado, decidido, sentenciado, resolvido, nítido, intensivo, grande, fortaleza, inabalável, inabalado, fixo, esticado, estável, constante, consistente, tranquilo, sossegado, inalterado, perseverante e outros.

Frases com a palavra abalado

“Um rochedo não é abalado pelo vento; a mente de um sábio não é perturbada pela honra ou pelo abuso. ”.

― Buda

“Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas”

― Mario Quintana

“Mesmo que a terra fosse dentro de pouco tempo abalada por um choque celeste, viver para o outro, subordinar a personalidade à sociabilidade, não cessariam de constituir até ao fim o bem e o dever supremos.”

― Auguste Comte

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras