Absorto

A palavra absorto é usada para se referir ao que se absorveu ou foi absorvido. Além disso, a palavra pode ser usada para caracterizar alguém voltado para os próprios pensamentos, que está distraído, alheado ou abstraído, ou seja, alguém que está pensativo. Outro significado para absorto é que está fora de si, foi arrebatado, enlevado ou está extasiado.

A palavra absorto é um adjetivo cuja origem está no latim “absorptus”, que significa absorto. Sendo assim, podemos entender que uma pessoa absorta está aérea, com a cabeça longe, mergulhada em seus próprios pensamentos ou em estado de êxtase.

Sinônimos da palavra absorto

Abstrato, abstraído, pensativo, concentrado, arrebatado, ligado, enlevado, extasiado, introvertido, introverso, absorvido e outros.

Antônimos da palavra absorto

Atento, concentrado, fixo, centralizado, compacto, compenetrado, condensado, denso, ensimesmado, cuidadoso, deferente, atencioso, aplicado, atilado, cauteloso, circunspecto, prudente e outros.

Frases com a palavra absorto

“Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.”

― Mahatma Gandhi

“O poeta nunca está inteiramente absorto nos seus pensamentos. O técnico está sempre.”

― Joseph Addison

“Sensibilidade de ser anônimo, absorto tranquilo, diante de uma multidão apressada.”

― Aimara Schindler

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras