Abstrato

A palavra abstrato pode ser usada para caracterizar aquilo que não é concreto, reultante da abstração, ou seja, tudo aquilo que foge da realidade, sendo fruto da imaginação das pessoas. Além disso, a palavra abstrato pode se referir a algo que possui alto grau de generalização, como, por exemplo, um exagero na descrição ou que foi descrito de forma incoerente.

A palavra abstrato é um substantivo masculino, cuja origem está no latim, abstractus, e significa separado, levado a força ou abstrato. Sendo assim, também é importante destacar outro significado da palavra abstrato, que é quando alguém não mostra atenção com determinada coisa, ou seja, distraído. Outro significado para a palavra abstrato é aquilo que é incompreensível, cujo entendimento é difícil ou impossível.

Sinônimos da palavra Abstrato

Subjetivo, imaterial, imaginário, teórico, filosófico, impalpável, metafísico, intangível, impreciso, indefinido, vago, obscuro, confuso, incompreensível, desconcentrado, abstraído, absorto, distraído, desatento, alheado, aéreo e outros.

Antônimos da palavra Abstrato

Concreto, real, palpável, prático, atento, claro, visível, atento, atencioso, inteligível, entendível e outros.

Frases com a palavra Abstrato

“O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente que há no mundo.”

– Mahatma Gandhi

“A gente repete que quer, mas não busca. E, de forma abstrata, se ilude que fez.”

– Oswaldo Montenegro

“Todos é uma abstração e cada um é verdadeiro.”

– Jorge Luis Borges

Atualizado em: 22/05/2017 na categoria: Significado das principais palavras