Acirrado

A palavra acirrado pode ser usada para caracterizar aquele ou aquilo que teve a agressividade aumentada, que foi provocado, açulado ou instigado a algo. Além disso, pode se referir a quem teve a raiva despertada, que está irritado, exasperado, ou seja, que foi aborrecido por alguém.

A palavra acirrado é um adjetivo masculino cuja origem ainda é desconhecida, mas pode-se afirmar que se trata do  particípio do verbo acirrar. Ainda é importante destacar que acirrado também pode significar “aquilo que foi levado a agir ou reagir”, ou seja, estimulado a algo. Ou ainda pode ser sinônimo de difícil, como uma competição com muitos concorrentes, se diz que está acirrada. Além disso, ainda há mais um significado a ser destacado, que é o de alguém que não transige, não admitindo qualquer concessão ou compromisso, ou seja, alguém obstinado ou teimoso.

Sinônimos da palavra Acirrado

Obstinado, insistente, teimoso, intransigente, persistente, inexorável, implacável, raivoso, estressado, instigado, determinado, inquebrantável, austero, intransigente e outros.

Antônimos da palavra Acirrado

Dócil, flexível, obediente, calmo, tranquilo, refutável e outros.

Frases com a palavra Acirrado

“Três palavras podem fazer muita diferença entre promover os sentimentos, incitar os erros, desencadear os riscos, evitar aborrecimentos e acirradas discussões: EU NÃO POSSO!”

– Kabral Araujo

“Recuar numa discussão acirrada não significa que você está menos errado ou menos certo, significa que o bom senso está do seu lado e,  comumente, ele prevalece.”

– Glauber Lima 

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras