» » Agregado

Agregado

A palavra agregado é usada para se referir àquilo ou àquele que está junto ou anexo, no caso, reunido. Além disso, agregado pode ser usado para caracterizar qualquer conjunto ou aglomerado, como, por exemplo, quem convive em uma família como se fizesse parte dela, mas sem laços de sangue.

A palavra agregado é um adjetivo masculino cuja origem está no latim aggregatus, que significa unido, reunido, associado ou agregado. Além disso, a palavra agregado pode significar quem presta serviços a uma família, um criado ou serviçal, ou ainda alguém que mora em uma fazenda ou sítio e presta serviços ao dono do local, porém sem receber pra isso. Outro significado para a palavra agregado é um material étreo granuloso, quimicamente inerte e sem poder aglutinante, ao qual se juntam água e um ligante para formar argamassas e concretos.

Sinônimos da palavra Agregado

Anexado, associado, unido, ligado, junto, anexo, adjunto, reunido, conjunto, associação, reunião, aglomerado, empregado, serviçal, criado e outros.

Antônimos da palavra Agregado

Dividido, desvinculado, desligado, desanexado, desagregado, fragmentado, partido, pulverizado, desapegado, dissociado, desunido, separado e outros.

Frases com a palavra Agregado

“Líderes são os guardiões dos ideais de uma nação, das crenças que ela cultiva, de suas esperanças permanentes, da fé que faz uma nação de um mero agregado de indivíduos.”

― Walter Lippmann

“A arte é o homem agregado à natureza.”

– Vincent Van Gogh

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Verbos