» » Altruísmo

Altruísmo

Altruísmo é a qualidade, sentimento ou atitude de quem faz o bem ao próximo sem esperar nada em troca. É altruísta aquele que tem tendência natural e instintiva de se preocupar com o seu próximo e lhe fazer o bem apenas por gostar de ajudar as pessoas a sua volta.

Altruísmo no Mundo Atual

O altruísmo no mundo atual é visto como o amor desinteressado ao próximo; filantropia; abnegação; solidariedade.

São propriedades do altruísmo o apego, a veneração e a bondade. Muitas pessoas podem fazer o bem por apego ao próximo, por veneração ou por pura bondade, este último, o sentimento mais nobre de todos. Agir de forma altruísta é doar-se ou beneficiar alguém apenas por sentir prazer em ajudar, em ser generoso.

Apesar de ser considerado um sentimento ou atitude espontânea, o altruísmo também pode ser provocado, ensinado e aprimorado, evitando-se as tendências ao mal e o egoísmo.

O altruísmo mostra que o homem não precisa de quaisquer outras motivações, além de suas próprias capacidades como ser humano, para ser generoso.

Origem da Palavra Altruísmo

A palavra altruísmo foi criada em 1831 por Augusto Comte, um filósofo francês que queria nomear e caracterizar o conjunto de sentimentos e disposições inerentes aos homens que se preocupam e dedicam-se naturalmente aos outros.

Frases que Falam sobre o Altruísmo

“Amor de mãe é a mais elevada forma de altruísmo.”. Machado de Assis;

“…cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo…”.
Martin Luther King;

“Altruísmo não é a propaganda do bem realizado, mas sim a realização espontânea da alma.”. Ivan Teorilang;

“Não te iludas, pois muitas vezes, o altruísmo não passa de uma fantasia de gala, a camuflarem grandes e famosos hipócritas.”. Ivan Teorilang.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Psicologia