» » » Analfabetismo Funcional

Analfabetismo Funcional

É a incapacidade que um indivíduo tem de não saber interpretar e compreender textos simples ou solucionar contas matemáticas mais difíceis. O analfabeto funcional sabe reconhecer letras e números, ler frases e sentenças maiores ou mesmo alguns textos simples, mas não possui a habilidade de interpretá-los.

Analfabetismo Funcional no Brasil

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro no Brasil, 50% de todos os entrevistados afirmaram ter dificuldades em compreender conteúdos de livros, e por isso não os liam, mesmo sendo tecnicamente alfabetizados.

De acordo com o Inaf (Indicador de analfabetismo funcional), a alfabetização pode ser classificada em quatro níveis:

  • Analfabetos;
  • Alfabetizados em nível rudimentar (ambos considerados analfabetos funcionais);
  • Alfabetizados em nível básico;
  • Alfabetizados em nível pleno (esses dois últimos considerados indivíduos alfabetizados funcionalmente).

Conforme a pesquisa realizada que avalia a habilidade dos participantes a partir de testes aplicados nas áreas da leitura, escrita e Matemática, o resultado é alarmante: o domínio pleno da leitura vem sofrendo declínio entre todos os entrevistados que concluíram o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Superior.

Níveis de Alfabetização Funcional

Existem três níveis distintos de alfabetização funcional, que são:

  • Nível 1 – Alfabetização Rudimentar: englobam os casos em que as pessoas sabem ler e escrever apenas títulos de textos e frases curtas. Também sabem contar, mas possuem dificuldade em decifrar números com muitos algarismos e realizar as quatro operações matemáticas básicas. São considerados analfabetos funcionais;
  • Nível 2 – Alfabetização Básica: os indivíduos que possuem o nível de alfabetização básica conseguem ler textos curtos, sem, no entanto, compreender a mensagem central que ele transmite. Conseguem realizar as quatro operações básicas com números menores e também possuem dificuldade em fazer contas matemáticas mais complexas. Também são considerados analfabetos funcionais;
  • Nível 3 – Alfabetização Plena: neste nível as pessoas detêm o domínio pleno da leitura e da escrita, dos números e das operações matemáticas (das mais básicas às mais complexas).

Frases sobre o Analfabetismo Funcional

“Será preciso esclarecer? O analfabetismo funcional não é uma etapa do aprendizado, posterior à alfabetização inicial. É um fracasso da própria alfabetização inicial.”. Olavo de Carvalho;

“A quantos analfabetos funcionais uma universidade tem o direito de conferir diplomas? A nenhum. Um, unzinho só, já seria prova de fraude suficiente para justificar o fechamento da instituição e a prisão de seus dirigentes. Mas no Brasil aceitamos que todo ano metade dos formandos saia das universidades em pleno estado de analfabetismo funcional, e ainda tratamos essas instituições como se fossem o modelo da cultura superior. […] Olavo de Carvalho.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Língua Portuguesa, Sociedade