» » Significado do Anel de coco

Significado do Anel de coco

O Anel de coco significa fé e compromisso quando usado por religiosos, podendo também representar pactos matrimoniais, amizade, libertação e até código de identificação LGTB.

É um acessório feito a partir da semente da palmeira de tucum, espécie nativa da Amazônia, e seu uso é carregado de simbolismo e significados, como de pactos matrimoniais, amizade, libertação, é usado por religiosos como símbolo de compromisso com a religião e fé. Também é conhecido como “anel de tucum”.

O anel de coco representa muito mais que um simples acessório, pois carrega uma forte carga simbólica, cheio de significados históricos e religiosos.

Apesar de ser conhecido como anel de coco, o acessório não tem relação alguma com o coco, é feito a partir da semente de tucum, semente comestível, a partir das sobras e de um trabalho totalmente manual e cauteloso é feito o anel de coco.

Significado LGBT do Anel de coco

Na internet encontram-se relatos de que o uso do anel de coco ou anel de tucum é usado por lésbicas como um tipo de código, que quando usado no polegar é um sinal de identificação lésbica, porém não se sabe muito bem de onde essa ideia surgiu.

Significado do uso do anel de coco em cada dedo

O anel de coco é usado normalmente no dedo anelar, mesmo dedo em que se é usado o anel de casamento, devido a uma crença greco-romana que dizia que por esse dedo passava uma veia que era diretamente ligada ao coração, chamada de “venaamoris”, porém hoje atualmente especialistas já desmitificaram isso.

O anel pode ser usado em qualquer dedo, não há uma regra, porém, costumam usar no anelar da mão direita ou esquerda devido ao simbolismo.

A comunidade LGTBQ+ utiliza o anel como um código social, usado normalmente por lésbicas no dedo polegar, a fim de se identificarem.

Atualizado em: 14/01/2019 na categoria: Sociedade