Qual a Diferença entre Atacado e Varejo?


A diferença entre atacado e varejo está na quantidade e nos preços dos produtos vendidos. Enquanto o varejo vende os produtos por unidade, para uso próprio do consumidor final, o atacado os vende em grande quantidade com preços menores, para empresas que revendem esses produtos.

Por exemplo:

Um mercado varejista comprou 100 esmaltes numa loja de atacado por R$ 1 (um real), cada, para revender. Lívia, que só precisa de 1 esmalte, vai então ao mercado varejista e compra 1 unidade por R$ 2,50.

Se Lívia fosse no atacado, a única opção que ela teria seria comprar os 300 esmaltes, mas como ela quer apenas uma unidade para uso próprio e não para revenda, recorre ao mercado varejista.

Atacado – Como Funciona

No atacado, os produtos são vendidos em caixas, em grandes quantidades, para revenda. Os preços dos produtos no atacado são bem menores, já que ele vende as mercadorias vindas diretamente da fábrica.

Quem compra no atacado são padarias, mini mercados, lanchonetes, restaurantes, enfim, empresas que irão estocar e revender os produtos.

Comércio Atacado pode Vender para Pessoa Física?

Os atacados que possuem a atividade atacadista e varejista em seu cadastro podem vender seus produtos ao consumidor final, independente da quantidade a ser comprada.

Há também a possibilidade do comércio atacadista vender ao consumidor final, mediante o uso de ECF (Escrituração Contábil Fiscal) e a emissão da Nota Fiscal Eletrônica junto ao cupom fiscal.

Varejo – Vendas Diretas

O comércio varejista é aquele a que estamos habituados, que vende os produtos em unidades para uso e consumo próprio do consumidor final. Como exemplos temos os supermercados, lojas de roupas e calçados, lojas de cosméticos e bijuterias, etc.

Os preços no comércio varejista são maiores, definidos com base no mercado local, para que haja lucro.

Qual a Diferença entre Atacado, Varejo, Atacarejo e Distribuidor?

Enquanto o atacado vende os produtos em grande quantidade com preços menores, geralmente para empresas que revendem esses produtos, o varejo vende os produtos em unidades com preços maiores para uso e consumo do consumidor final.

O atacarejo, por sua vez, é uma mistura dos dois tipos de comércio em questão: o varejo e o atacado, onde os produtos podem ser vendidos tanto para empresas quanto para o consumidor final em pequenas quantidades.

O distribuidor, geralmente, é uma grande empresa que terceiriza a distribuição dos seus produtos, recebendo as mercadorias dos fabricantes ou atacadistas em grandes lotes, que são divididos em lotes menores para serem distribuídos para micro e pequena empresas.