» » Significado da Cor Azul

Significado da Cor Azul

O Azul imprime tranquilidade, liberdade, serenidade, simpatia, fidelidade e confiança. A cor é atribuída também à espiritualidade, à paz, amizade e integridade.

É uma cor fria e calma, lembra o mar e o céu, simboliza harmonia, calmaria ou monotonia, e pode acalmar e aquietar as pessoas em momentos de estresse, isso porque ela apresenta um efeito de destaque na circulação sanguínea e tem o poder de diminuir a pressão arterial!

A cor também inibe o apetite e em alguns países, como na Grécia, acredita-se que o azul espanta o mau olhado, o “olho gordo”!

cor-azul

 Decorando um Ambiente com Azul Claro

O azul remete à intelectualidade, à sabedoria e ao conhecimento, e é por isso que é ótimo para ser usado em ambientes formais como escritórios, consultórios e ambientes de estudo. Além disso, como é uma cor suave e transmite serenidade e sossego, é muito usada na decoração de quartos de bebês devido ao seu efeito relaxante.

A cor também faz render o trabalho e o aproveitamento do tempo, o azul claro amplia o cômodo e o torna mais “frio”, o que é ideal para amenizar a sensação de calor em lugares mais quentes!

Mas como tudo em excesso faz mal, a cor pode induzir o indivíduo à sonolência excessiva e à monotonia.

azul-calmo

O Azul Turquesa na Decoração

Os tons de azul mais vibrantes, como o turquesa, por exemplo, são ideais para casas de praia e ambientes onde a luz do sol bate diretamente, o que ajuda a criar um contraste fantástico! É ótimo também para quarto de jovens e adolescentes, pois além de ser uma cor super alto astral, também é estimulante e calmante ao mesmo tempo – é só saber utilizá-lo na medida certa, seja em detalhes, pinturas ou elementos decorativos!

Quer Elegância? Use o Azul Marinho!

O azul marinho cria um ambiente elegante, sério e requintado. Componha decorações com o azul marinho e o branco e ganhe ainda mais charme e sobriedade no espaço!

Look’s em Diferentes Tons de Azul e seus Significados

Os tons mais claros de azul são ideais para vestir bebezinhos e compor look’s de verão, já que a cor também ajuda a controlar a absorção de calor do tecido! Os tons mais vivos, como o turquesa, também são ideais para trajes casuais e diurnos, mais “frescos”!

O azul royal e o azul marinho são perfeitos para look’s mais chiques, usados em festas e eventos noturnos! Como esses tons imprimem seriedade e compromisso, também são muito utilizados em uniformes em geral!

O que a Cor Azul Representa na Religião?

Primeiro, santidade: é a cor do céu e simboliza a harmonia existente no paraíso celestial. Em muitas histórias, a cor das vestes dos anjos também é azul!

O azul também significa purificação da alma, expulsão de energias negativas, faz florescer a doçura, a paciência, a ternura e o sentimento de devotamento ao próximo. Estimula o aprofundamento espiritual e a busca da verdade interior, da bondade inata a todo ser humano, da ordem, do progresso e da disciplina.

A Cor Azul na Política

O azul na política simboliza a riqueza, a nobreza e a aristocracia – representada pela famosa expressão “sangue azul”!

O que a Cor Azul Representa na Publicidade?

Progresso, liberdade de ação e escolha, tecnologia, simplicidade e eficiência – não é à toa que a cor azul é a mais escolhida quando se fala em logomarcas de redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e outros!

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das Cores