Benefício Habilitado


Benefício habilitado indica que o pedido foi registrado no sistema e está aguardando análise.

Quando alguém entra com um pedido de solicitação de benefício no INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), o mesmo fica pendente para verificação dos documentos de comprovação e depois para a concessão do benefício ou não. Quando for concluída a verificação, muda o status para deferido ou indeferido.

Deferido quer dizer que o pedido do seu benefício foi concedido e indeferido que não foi concedido. Muita coisa é analisada, como o tempo de contribuição do INSS, por exemplo. O INSS tem o prazo de até 45 dias para responder.

Tipos de Benefícios e Quem pode Recebê-los

Existem vários tipos de benefícios e qualquer um pode recebê-los, inclusive uma criança recém-nascida. Alguns tipos de benefícios são o auxílio reclusão, a pensão por morte e o amparo assistencial.

Todas as contribuições que pagamos são controladas pela Receita Federal. O contribuinte pessoa física precisa se inscrever no INSS para que a Instituição emita guias de contribuição e também para acertos diversos, tanto no sistema, confirmando os dados cadastrais, como nas contribuições.

Para usufruir dos direitos pré-estabelecidos pelo INSS, na maioria dos casos, é preciso estar em dia com a Previdência.