» » Binário

Binário

O termo binário refere-se a algo que tem dois elementos ou que comporta dois aspectos. Na biologia, binário é a palavra que classifica cientificamente as espécies de animais e vegetais por meio de dois termos em latim, que indicam, respectivamente, o seu gênero e a sua espécie (nomenclatura).

Sistema de Numeração Binário

Criado pelo matemático alemão Leibniz no século XVII, o sistema de numeração binário é utilizado na matemática e na física, e consiste em um sistema conhecido como base 2, pois suas unidades são potências de 2.

Qualquer número natural pode ser representado pelo sistema binário. Sendo assim, um número do sistema decimal pode ser representado de acordo com o código binário – 0 e 1. Por exemplo, o número 0 no sistema decimal é representado por 0000 no sistema binário. O número 1 é 0001 e o 2 é 0010. É possível também fazer a conversão de binário para hexadecimal e binário para octal.

Código Binário na Informática

Na informática, o código binário é a linguagem que determina as instruções para um computador. 1 bit (binary digit ou dígito binário em português) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou partilhada e só pode ter 2 valores: 0 ou 1.

Binário na Música

Na música, um binário refere-se a um compasso de dois tempos.

Alfabeto Binário

O alfabeto binário consiste em uma codificação onde cada letra do alfabeto é representada por um número binário. Desta forma, a letra A pode ser representada pelo número 01000001. Existem vários sites na internet que convertem um texto para código binário e um código binário em um texto.

Binário na Física e Química

Na Física, mais especificadamente, na mecânica, um binário refere-se ao momento de alavanca: um conjunto de duas forças paralelas que possuem a mesma intensidade e são aplicadas em um sistema rígido. Na Química, um binário designa uma liga ou composto que é constituído por dois elementos.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Tecnologia