» » Binômio

Binômio

Em álgebra, um binômio é uma expressão que apresenta dois termos ligados por um sinal de mais ou de menos, que também pode ser conhecido por polinômio (isto é, mais de um monômio). Exemplos: 4xy+4xy / 3xy+ 3xy / 2xy + 2xy / xy+ xy.

Em biologia, binômio é qualquer nome científico de uma espécie composto por dois termos em latim: um substantivo, que refere-se ao gênero, e um adjetivo, que refere-se à espécie. Exemplo: Oryza sativa – o arroz.

Binômio de Newton

O Binômio de Newton aborda os coeficientes binomiais e suas propriedades, o triângulo de Pascal e a fórmula do desenvolvimento do binômio de Newton.

Formulado por Isaac Newton, um famoso físico e matemático, o desenvolvimento de seu binômio deu continuidade ao estudo do produto notável. Sua fórmula é: (a + b)² = a² + 2ab + b². Contudo, esta fórmula só é válida quando o binômio estiver elevada ao quadrado (²).

Quando o binômio estiver elevado à terceira potência (³), a fórmula usada é a seguinte:

  • a3 + 3a²b + 3ab2 + b³

Para resolver binômios elevados da quarta à sexta potência é só utilizar a resolução do binômio elevado à potência anterior para achar a solução. Com o binômio de Newton estes cálculos ficaram muito mais fáceis pelo fato de poder-se calcular a enésima potência de um binômio.

Binômio Necessidade Possibilidade

Nos casos de pagamento de pensão alimentícia é preciso levar em conta o binômio necessidade possibilidade para fixar os valores que serão pagos. A lei deve ser aplicada com bom senso e justiça – o beneficiado tem o direito de receber o suficiente para assegurar o seu direito à vida e isto inclui não somente alimentos, mas também acesso à educação, à cultura e ao lazer.

O valor ajustado deve se encaixar dentro da renda de quem irá pagar a pensão. Analisando por esse lado, o justo não é dividir as despesas meio a meio e sim de acordo com as condições financeiras de quem arca com as despesas da prole – quem tem mais, deve contribuir mais, nada mais justo.

Binômio na Linguagem Popular

Na linguagem popular, o termo binômio pode se referir, por exemplo, ao conjunto de duas personalidades que desempenham uma função relevante na sociedade, como na política, no cenário artístico, etc. Exemplo: “Carlos Gómez Feltri e Eduardo Aristorti formam o binômio que tem marcado a política da nação da América Central nas últimas três décadas”.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Tecnologia