» » » » Biodiversidade

Biodiversidade

Dentro da ecologia, a biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes na biosfera; toda a sua diversidade e, mais especificadamente, é o conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em uma determinada região ou época. É o mesmo que diversidade biológica.

Dentre essas espécies de seres vivos, estão incluídas as plantas, animais e micro-organismos que habitam e povoam desde os oceanos até os mais altos pontos geográficos. Espécie, por sua vez, é definida como um grupo de seres vivos semelhantes, com capacidade para se reproduzirem entre si e naturalmente.

Importância da Biodiversidade e dos Ecossistemas

A biodiversidade garante o equilíbrio das espécies em todo o mundo, e é responsável pela ligação estreita que existe entre os seres e os ambiente em que habitam, resultando em sistemas complexos – os ecossistemas – que reúnem todo tipo de vida (plantas e animais – incluindo o ser humano e os micro-organismos) e também todos os outros elementos, como a luz, água, ar, Sol, etc.

Todas as partes que compõem os ecossistemas se relacionam entre si, em equilíbrio, e realizam trocas de energia e de matéria. Exemplos de ecossistemas são: as florestas, a caatinga, a tunda, os cerrados, os rios, os oceanos e os lagos. A soma de todos os ecossistemas na Terra forma a biosfera, a camada da atmosfera que engloba todos os seres vivos existentes.

Biodiversidade Brasileira

Apenas no Brasil estão concentrados 2/3 das espécies de plantas e animais existentes na superfície da Terra, o que o torna a região de maior biodiversidade do planeta. A variedade dos climas existentes em nosso país também contribuiu para formar diferentes biomas: a Floresta Amazônica, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal, os Pampas e a Mata Atlântica.

Aqui estão concentrados mais de 20% do número total de espécies de seres vivos da Terra!

Além disso, o Brasil ainda possui diversas espécies genuínas – próprias do solo brasileiro – como o amendoim, abacaxi, castanha do Pará, caju, carnaúba e mandioca – todas de relevância internacional!

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Animais, Geografia, Natureza