Bipolar

A palavra bipolar é utilizada para caracterizar algo que possui dois polos. É bipolar aquilo ou aquele que possui particularidades ou elementos totalmente contrários que se repelem. O termo bipolar também é usado comumente pelas pessoas quando querem se referir às alterações de humor e sentimentos próprios de cada uma.

O Termo Bipolar na Medicina

Na medicina psiquiátrica, o Transtorno Bipolar é um transtorno de comportamento que faz com que o indivíduo oscile entre estados de total euforia, normalidade e depressão.

Transtorno Bipolar

Os pacientes diagnosticados com bipolaridade possuem o “transtorno bipolar de humor” ou Doença Maníaco-Depressiva, que se apresenta sob diversos sintomas. Na fase da euforia, o paciente fica exaltado e todas as suas atividades e atos ficam acelerados. Já na fase da depressão os sintomas são justamente o contrário: falta de disposição, melancolia, pensamentos suicidas, raciocínio lento e outros.

Bipolar na Eletricidade

Na eletricidade, exemplos bastantes comuns de elementos bipolares são as pilhas e/ou baterias, que possuem dois lados totalmente opostos sinalizados pelos sinais “+” e “-“, e também os interruptores bipolares.

O Termo Bipolar na Matemática

Na Matemática, o termo bipolar refere-se a um sistema de coordenadas no qual a posição de um ponto é dada pelas suas distâncias em relação a dois polos, ou pelos ângulos formados pelo encontro das semirretas que partem dos polos e passam pelo ponto com a reta que une os polos.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Psicologia, Tecnologia