» » Boçal

Boçal

No significado popular, a palavra boçal designa uma pessoa que é exibicionista, esnobe e chata, que age com arrogância por ter melhores condições financeiras ou por se sentir superior aos outros por diferentes motivos. Como substantivo, boçal designa uma situação que acontece sem sentido ou sem motivação; que é estúpida, ridícula.

A palavra possui ainda mais significados: no período da escravidão no Brasil, boçal era a palavra utilizada para designar o escravo negro recém-chegado da África, que ainda não falava o português. Hoje em dia, a palavra boçal, como adjetivo, refere-se ao que ou àquele que é desprovido de cultura, ignorante, rude, tosco.

Boçal é o mesmo que rústico, grosseiro, rude, ignorante, metido, chato, brutal, selvagem, soberbo, arrogante, tapado, imbecil, idiota, deseducado, estúpido, indelicado.

Boçal ou Bossal?

Escreve-se boçal – com ç (c cedilha). Aposto que você também achava que a palavra boçal se escrevia com dois “s”, não é mesmo?

Boçalidade

A boçalidade é a reunião de todos os atributos de quem é boçal – uma pessoa ignorante, desprovida de inteligência e de cultura, arrogante, rude e com mania de grandeza.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Adjetivos