» » Significado da Cor Branca

Significado da Cor Branca

A cor branca representa o bem, a paz, a inocência, a pureza, a honestidade, a perfeição e o asseio. Por refletir todas as cores é chamada de cor da luz e também simboliza a felicidade plena, o espírito em seu mais alto grau de perfeição.

Alternativamente, o branco também simboliza a loucura, o delírio, a ausência de lucidez mental.

cor-branca

Usando o Branco na Decoração de Ambientes

A cor branca proporciona claridade total ao ambiente! Combina com todas as outras cores e pode ser usada em todos os tipos de cômodos, internos e externos. Transmite tranquilidade, calmaria, leveza e harmonia.

Mas tenha cuidado: se usada em excesso pode dar impressão de vazio, frieza ou impessoalidade, por isso é indicado o uso de objetos ou outros elementos coloridos e com cores mais quentes e vibrantes para dar um toque alegre e acolhedor ao local, remetendo também à modernidade, já que o jogo com cores frias e quentes é extremamente valorizado!

O que a Cor Branca Representa na Religião?

Trata-se de uma cor que ilumina o espírito, remete ao amor a Deus, à virtude e à libertação dos pecados, já que o branco é a cor da luz divina que vence as trevas. É usado em lugares sagrados para criar uma atmosfera de paz, acalmar os ânimos e dar conforto aos tristes e feridos. Também representa as mulheres “puras”, virgens.

O Branco como um Sinal de Luto

O branco, por outro lado, não é considerado uma cor, e sim a ausência completa delas. Sendo assim, também representa o luto, a perda, mas uma perda que não é fatal, como na crença da reencarnação, onde os espíritos nascem de novo em outros corpos. Na Índia, China e Vietnã, a cor é muito usada pelas viúvas.

A Cor Branca como Símbolo da Higiene Total

Em qualquer superfície ou roupas de cor branca, qualquer mancha de sujeira fica facilmente perceptível, e assim a limpeza é muito mais eficaz. O branco indica tudo que é esterilizado, e por isso a cor é de uso obrigatório nas fábricas alimentícias, nos hospitais, etc.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das Cores