Breve

A palavra breve é usada para se referir a situações que possuem curta duração, a coisas ou discursos de pouca extensão ou tamanho, pouco profundos ou resumidos. Além disso, a palavra breve também é usada para caracterizar uma carta ou escrito papal que encerra a comunicação de alguma decisão ou escapulário com oração; bentinho, bentinhos.

A palavra breve pode ser um advérbio temporal ou um adjetivo de dois gêneros cuja origem está no latim “brevis”, que significa curto ou conciso. Sendo assim, podemos concluir que a palavra breve é usada para fazer alusão a situações que serão curtas ou de pequena extensão.

Sinônimos da palavra breve

Transitório, curto, rápido, passageiro, sucinto, resumido, preciso, contingente, conciso, alígero, fugaz, momentâneo, ligeiro, precipite e outros.

Antônimos da palavra breve

Longo, demorado, devagar, delongado, prolongado, alongado, eterno, persistente, duradouro, perene, perdurante, perdurável, profundo, aprofundado, pesado e outros.

Frases com a palavra breve

“Haverá em breve, um tempo, em que muitos buscarão a palavra de Deus e não acharão.”

– Kabral Araujo

“A vida é breve, a D.R. é longa.”

– Xico Sá

“Procuramos preencher o vazio da nossa individualidade e por um breve momento desfrutamos da ilusão de estar completos. Mas é só uma ilusão. O amor une e depois divide.”

– Lawrence Durrel

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras