Carnaval

O carnaval começou no século XI, quando a Igreja Católica implantou a Semana Santa, antecedida sempre pela Quaresma (período de jejum e orações).

Antes da quaresma e seu período de privações, as pessoas se reuniam para festejar os prazeres da vida e da carne, por isso as festas receberam esse nome: carnis (carne) valles (prazeres), carnaval.

Em geral, o carnaval acontece durante os 3 dias antes da Quarta-feira de Cinzas, que é quando começa a Quaresma. Na antiguidade, o carnaval era marcado por muita bebida, comida, música, dança e outras formas das pessoas obterem prazer pessoal.

Durante o Renascimento, as pessoas começaram a usar máscaras durante o carnaval, com fantasias e carros alegóricos.

Cidades de Comemoram o Carnaval no Brasil

No Brasil, todas as cidades comemoram o carnaval, mas algumas fazem eventos maiores, como:

  • Salvador;
  • Recife;
  • Olinda;
  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo;
  • Minas Gerais.

Nessas cidades acontece o carnaval de rua, que é uma festa popular onde as pessoas saem as ruas para dançar e se divertir. No Rio de Janeiro, todo ano acontecem os desfiles das escolas de samba, um evento muito alegre e iluminado que traz carros alegóricos e muitos dançarinos.

Carnaval de Salvador

O Carnaval de Salvador é uma grande festa de rua que reúne pessoas do Brasil e do mundo. Nessa festa, saem os trios elétricos (carretas cheias de caixas de som onde os músicos se apresentam) e os foliões vão atrás, comemorando a data festiva.

O Carnaval de Salvador começou quando Dodô e Osmar resolveram sair com um calhambeque chamado Fobica pelas ruas de Salvador tocando suas músicas festivas. Fobica passou a ser chamado de trio elétrico desde então.

Em 1952, o termo trio elétrico passou a ser utilizado para se referir a carretas ou caminhões que carregavam músicos pelas ruas da cidade. No ano de 1959, Caetano Veloso popularizou a festa pelo país ao lançar a música “Atrás do trio elétrico”, fazendo com que a festa atraísse pessoas de todo o Brasil e se tornasse um grande representante do turismo baiano.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Datas Comemorativas