» » Carpe Diem

Carpe Diem

Carpe diem é uma frase em latim que ficou famosa em um poema de Horácio, e é livremente traduzida para: “colha o dia” ou “aproveite o momento”. Quando alguém utiliza essa frase, ela quer dizer para si mesmo ou para outra pessoa para que aproveite o dia e não perca tempo com coisas desnecessárias, que desfrute ao máximo do hoje, usufruindo da vida e do prazer imediato com intensidade, sem medo do futuro.

Carpe Diem – Como a Frase Surgiu

O termo foi escrito pelo poeta latino Horácio (65 a.C.-8 a.C.), no Livro I de “Odes”. Em um treco, ele diz para sua amiga Leucone a seguinte frase: “…carpe diem, quam minimum credula postero”, que significa, relativamente: “…colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.

O poeta Horácio seguia a linha do epicurismo e defendia a ideia de que a vida é breve e a beleza, perecível. Aproveitar a vida ao máximo seria uma forma de fazer valer à pena todos os momentos, já que a única certeza que resta para todos é a morte.

Carpe Diem no Cinema

No filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”, a frase “carpe diem” é transmitida em um dado momento aos jovens estudantes para lhes lembrar o quanto a vida é efêmera, e que por isso eles tinham que se dedicar ao máximo em suas conquistas diárias, que deveriam ser extraordinárias, e não apenas contentarem-se com a apatia e a rotina.

Carpe Diem e Tatuagens

A frase “Carpe Diem” ficou tão famosa pelo seu conceito e filosofia intrínseca que se tornou um pedido muito popular nos estúdios de tatuagens e uma das frases mais tatuadas de todos os tempos.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Expressões