» » Cativar

Cativar

No sentido figurado, cativar significa guardar em seu poder; reter, conservar. Por exemplo: “seus olhos cativavam a luz da manhã”. Na linguagem popular, cativar é o mesmo que “criar laços”, impressionar uma pessoa (ou várias) pelo caráter ou jeito de ser, agir ou falar, conquistá-la(s).

Cativar no Sentido de Cativeiro

A palavra cativar significa: tornar(-se) cativo; prender(-se) física ou moralmente a; sujeitar(-se). Por exemplo: “os primeiros exploradores do Brasil cativaram índios e animais”.

Cativar no Sentido Figurado

O significado em sentido figurado de cativar (criar laços) ganhou ênfase com o livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine Saint Exupéry, que utiliza a palavra diversas vezes. Confira abaixo um pequeno trecho do livro:

[…]

“- Não – disse o príncipe. – Eu procuro amigos. Que quer dizer “cativar”?

– É algo quase sempre esquecido – disse a raposa. Significa “criar laços”…

– Criar laços?

– Exatamente – disse a raposa. – Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo…

– Começo a compreender – disse o pequeno príncipe. – Existe uma flor… eu creio que ela me cativou…”

 Sinônimos de Cativar

  • Cativar no sentido de criar laços: apaixonar; impressionar; agradar; contentar; deleitar; lisonjear; satisfazer; simpatizar; atrair; seduzir; magnetizar; encantar; conquistar, etc;
  • Cativar no sentido de “manter em cativeiro”: aliciar; angariar; arrebanhar; subornar; aprisionar; aferrolhar; encarcerar; enclausurar; prender; arrebatar; persuadir; capturar; apresar; fisgar, etc.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Expressões