» » Qual a Diferença entre Chefe e Líder?

Qual a Diferença entre Chefe e Líder?

A diferença entre chefe e líder é grande. Enquanto o chefe comanda com autoritarismo e não se preocupa com as necessidades pessoais de seus funcionários, o líder é participativo, incentivador, inspira confiança e segurança ao grupo, aceita críticas e novas ideias e preocupa-se sempre com as necessidades pessoais de seus colaboradores.

Conceito de Chefe – O que é ser um?

Ser chefe é estar no comando, estar na cabeça de uma organização, uma hierarquia. Uma pessoa é escolhida para ser chefe por demonstrar ser capaz de estar naquele posto devido às suas qualidades de comandar pessoas e negócios.

Chefe – Imagem Ultrapassada

O chefe apenas manda, não incentiva, não sua a camisa junto com os funcionários. Hoje em dia, a imagem do chefe é ultrapassada, pois está ligada ao autoritarismo. O chefe é visto como aquele que amedronta e ameaça os seus funcionários com a possibilidade de demissão, de diminuição de salário.

É aquele que não se importa se os seus funcionários estão trabalhando demais, se estão em más condições de trabalho ou se estão com problemas pessoais. Ele sempre está pronto para criticar, mas não gosta de receber críticas, atribuindo seu fracasso aos outros.

O chefe está sempre visando o lucro e não dá descanso ou folga, pois isso é sinal de prejuízo financeiro. O chefe é aquele que, ao chamar um funcionário em sua sala, sempre irá gerar apreensão e medo, pois em suas conversas não há empatia, tolerância ou compreensão.

Como se Define o Chefe Maquiavélico?

O chefe maquiavélico é aquele que não se importa se os meios utilizados por ele irão prejudicar outras pessoas, tudo que importa é alcançar os seus objetivos. Ele é injusto e passará outras pessoas para trás, atropelando todos pelo caminho para conseguir o que quer.

Enquanto houver mais poder a se conquistar e um posto mais alto para ocupar, o chefe maquiavélico nunca descansará. Ele é focado, determinado e eficiente, mas implacável ao destruir os obstáculos que surgem em sua frente.

Atributos de um Líder

O líder é um incentivador, inspira confiança e segurança ao grupo.

É aquele que possui carisma e autoridade naturais para fazer com que todos os seus colaboradores trabalhem em harmonia e com eficiência para conquistarem o objetivo em questão.

O líder sua a camisa junto com os seus liderados, mostra como deve ser feito, ao mesmo tempo em que está totalmente aberto a receber críticas e sugestões, pois é humilde para reconhecer os seus próprios erros. O líder é paciente e, sobretudo, justo.

O líder se preocupa pessoalmente com cada colaborador de seus projetos.

Ele é empático e sabe se colocar no lugar do outro. Se preocupa ao máximo em fornecer as melhores condições de trabalho possíveis, assim como o repouso necessário aos seus funcionários.

O líder sabe identificar potenciais diferentes em cada colaborador, atribuindo funções pertinentes às habilidades de cada um, mas também detecta potenciais adormecidos, ensinando e aprimorando novos conhecimentos.

O líder é franco e comunicativo.

Ele está sempre trocando informações com seus colaboradores, a fim de os deixarem informados e envolvidos no processo. Sabe, também, como ir direto ao ponto e apontar erros com franqueza e, sobretudo. educação.

Enfim, um líder também é uma espécie de servidor, pois prepara sucessores e sempre conquista a estima e admiração de seus colaboradores, porque os ajuda e incentiva a buscarem sempre serem melhores, dia após dia.

Diferenças entre Chefe, Líder e Gestor

A imagem do chefe está ligada ao autoritarismo, à arrogância, é apenas aquele que manda, mas não se envolve com os seus funcionários, porque visa apenas o lucro.

O líder é participativo, incentivador, sua a camisa junto com os seus colaboradores, é humilde, franco e sabe se colocar no lugar do outro, entendendo as necessidades pessoais de cada um. O líder possui carisma e autoridade para influenciar todos a sua volta da melhor maneira possível para conquistar os seus objetivos.

O gestor combina características positivas tanto dos chefes quanto do líder e se mostra como o equilíbrio entre as duas funções.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Diferenças