» » Qual a diferença entre chopp e cerveja?

Qual a diferença entre chopp e cerveja?

A diferença básica entre chopp e cerveja é que o chopp é a cerveja armazenada sob pressão, em barris.

Outra diferenças importantes são:

  • O tempo de duração da cerveja, que é maior do que o do chopp,  devido à pasteurização.
  • A cerveja é armazenada em garrafas, enquanto o chopp, por definição, é armazenado em barris, em grande quantidade.
  • O chopp é, de uma forma geral, mais cremoso do que a cerveja, além de possuir um sabor levemente diferente, por não ter sofrido a pasteurização nem a filtração finais no processo de produção.

Não é em todos os países que existe essa diferenciação, e acredita-se que o Brasil passou a usar essa nomenclatura devido às influências da imigração alemã no país.

O que é cerveja?

Presente em diversas comemorações e parte de muitos eventos sociais no Brasil, e cerveja é uma bebida fermentada, feita grãos, mais comumente a cevada, lúpulo, malte e água.

O processo de produção da cerveja e do chopp é exatamente igual, exceto pela sua etapa final. Isso porque a cerveja sofre um processo de pasteurização, com o objetivo de preservar a cerveja por mais tempo, ao qual o chopp não é submetido.

O que é chopp?

De origem Alemã, a palavra chopp vem do “Schoppen”, que em tradução para o português significa “copo de meio litro”, designando a forma na qual a cerveja armazenada em barril era mais comumente servida na Alemanha.

Como vimos acima, é uma cerveja que não foi pasteurizada. Ele possui tempo de duração menor do que a cerveja, e necessariamente deve ser refrigerado para correto armazenamento e consumo.

 

Atualizado em: 27/07/2018 na categoria: Diferenças