» » Significado de Coaching

Significado de Coaching

Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional que significa treinando ou ensinando. O coach, profissional que faz coaching, treina o cliente para ser uma pessoa melhor, alcançando seus objetivos a partir de uma mudança de atitude e pensamentos, buscando promover benefícios nos âmbitos pessoal e profissional.

Há diversos tipos de coaching, entre eles o pessoal, o profissional, o financeiro e o empresarial. Cada um deles possui um processo diferente, incluindo começo, meio e fim, entre três e seis meses.

O termo coaching foi ouvido pela primeira vez durante a idade medieval, com um homem que conduzia a carruagem, também conhecido como coche. Os cocheiros, como popularmente eram conhecidos, eram especialistas em treinar cavalos para realizar suas ordens.

Quais os tipos de coaching?

O tema do coaching pode ser definido pelos participantes, grupos-alvos, temas ou interesses dos clientes. Alguns tipos são:

  • Coaching de vida: para desenvolver uma melhor qualidade de vida;
  • Coaching executivo: para alcançar objetivos corporativos;
  • Coaching de carreira: para encaminhar o desenvolvimento de carreiras profissionais;
  • Leader coach: processo para formar coachs;
  • Coaching organizacional: elabora um desenvolvimento de pessoas com base em uma gestão de mudanças;
  • Team coach: trabalha-se em equipes para melhorar o desenvolvimento e performance com um foco definido.

Como funciona o coaching?

O processo de coaching pode ser realizado individualmente ou em grupo, com horário determinado pelo profissional a partir do tema. O aluno é estimulado por um coach a desenvolver as habilidades que atendam suas necessidades.

A partir da motivação, o participante tem estímulo para melhorar o rendimento na área determinada, aumentando suas capacidades comunicacionais e seus conhecimentos comuns.

Atualizado em: 06/08/2018 na categoria: Significado das principais palavras