» » Comendador

Comendador

Comendador é alguém que recebeu uma grande honra por ter prestado grandes serviços à sociedade, sejam eles de natureza política, religiosa ou militar.

É uma honra dada por pessoas poderosas àqueles que mereciam. Nos tempos antigos, as comendas eram dadas, em maioria, aos eclesiásticos (homens da igreja) por seu belo trabalho espiritual, mas também já aconteceu de cavaleiros militares receberem essa honra.

As comendas eram dadas em forma de dinheiro (grandes quantias) ou terras àqueles que prestassem serviços realmente importantes a igreja ou ao regime da época, que geralmente era monárquico.

Quando Esse Costume Começou?

Tudo começou na Europa e durou muitos séculos. Era uma forma da igreja expandir territórios e segurar as terras, já que os bens dados aos eclesiásticos voltavam para as mãos da igreja quando eles morriam.

Outra curiosidade era que, depois que a terra era doada, o comendador era obrigado a defendê-la de invasores, para assegurar que o governo ou a igreja não perdesse de vez seus bens e garantir a expansão do território.

Comendadores em Portugal

Em Portugal também existiam comendadores, que também eram eclesiásticos, mas lá surgiu uma novidade: comendadores militares.

Os portugueses ampliaram o conceito de comenda e passaram a oferecê-la a homens comuns, ao invés de manter a honra apenas entre os homens de Deus.

As comendas poderiam ser oferecidas por 3 principais ordens: Ordem de São Bento de Avis, Ordem de Cristo e Ordem de Santiago.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Titulos