Competente

A palavra competente é usada para caracterizar pessoas que têm competência, ou seja, que têm capacidade para realizar, resolver ou apreciar determinada coisa ou situação. Além disso, a palavra competente também pode significar aquilo que é devido, próprio ou respectivo de determinada coisa ou assunto, como documentos que são competentes a um determinado setor do cartório de registros, por exemplo.

A palavra competente no sentido de cumpridor de responsabilidades é um adjetivo de dois gêneros que vem do substantivo competência, cuja origem está no latim “competere”, que significa capaz ou apto para cumprir uma determinada função. Outro significado para a palavra competente é aquela ação que é admitida ou permitida por lei

Sinônimos da palavra competente

Abalizado, prático, versado, eficaz, eficiente, habilidoso, hábil, suficiente, idôneo, perito, inteligente, experiente, capacitado, apto, capaz, bom, entendido, autorizado, qualificado, habilitado, conveniente, azado, adequado, respectivo, devido, cabível e outros.

Antônimos da palavra competente

Incompetente, insciente, fátuo, inabilitado, estúpido, incapacitado, inapto, ignorante, alheio, nulo, fraco, bronco, desastrado, canhestro, inábil, desoportuno, desajeitado, impróprio, desacertado e outros.

Frases com a palavra competente

“Pessoas competentes são aquelas que obtêm resultados no trabalho, nos empreendimentos, utilizando conhecimentos e habilidades adequados.”

― Luciano Henrique Trindade

“Um homem competente é um homem que se engana segundo as regras.”

– Paul Valéry

 

 

 

 

 

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras