» » Significado de Comunismo

Significado de Comunismo

O comunismo é uma ideologia que prega a organização da sociedade sem a existência de classes sociais, com base na propriedade coletiva dos bens de produção e a não existência do Estado. Trata-se de uma doutrina que abrange traços políticos e econômicos.

A palavra tem origem no latim “comunis”, que significa comum. O Comunismo foi, também, um movimento político presente nos séculos XIX e XX. Um de seus maiores defensores foi o pensador alemão Karl Marx.

Como funciona o comunismo?

Nesse princípio, a propriedade privada seria abolida para dar lugar a um estado natural, no qual todas as pessoas daquela sociedade teriam direito a tudo, de maneira igualitária, e sem distinção por classe social. Seria uma igualdade da maioria.

Comunismo e socialismo

É importante, porém, observar que comunismo não deve ser usado como sinônimo para socialismo. Embora ambos contraponham o capitalismo, eles não são termos equivalentes.

O socialismo, por exemplo, não prevê o fim do governo e defende uma atenuação nas diferenças de classe, não sua extinção. Também pondera a propriedade privada, recomendando que se mantenham, assim, bens como casas e roupas. Já a distribuição da produção seria feita conforme a contribuição de cada indivíduo e não de acordo com a sua necessidade, como sustenta o comunismo.

Comunismo hoje

Na realidade, até hoje nenhum país conseguiu chegar ao ideal de comunismo, nem mesmo os que assim se intitulam. E há quem diga que esse regime nunca triunfará enquanto o capitalismo dominar o mundo.

Até nesses países com viés comunista, como China, Cuba, Coreia do Norte, Vietnã e Laos, há uma minoria privilegiada pelo poder outorgado pela máquina do Estado, de onde ela se vale de vantagens pessoais, enriquecendo as suas custas.

Atualizado em: 22/11/2018 na categoria: Politica