Concluso para Despacho


Concluso para despacho é um termo jurídico muito usado e quer dizer que o processo encontra-se pronto em uma determinada fase e está com o juiz e ele vai determinar qual o próximo passo, ou seja, qual a movimentação administrativa que o processo deva seguir e ser encaminhado de forma correta para que o mesmo chegue ao seu fim.

Concluso para Despacho – Decisão do Juiz

O termo concluso quer dizer que os autos (processos) estão à disposição do juiz e que ele dará o seu parecer e se manifestará depois de analisar o conteúdo de uma petição (documento onde o advogado expõe algo e anexa provas e documentos).

A partir daí o juiz chega a uma conclusão e pode dar uma sentença, decisão ou despacho (que pode deferir/concordar ou indeferir/discordar).

Se achar necessário, o juiz também pode intimar alguma das partes envolvidas e/ou pedir que se manifestem. Em seguida ele faz o despacho: encaminha o processo para um setor administrativo.

Concluso para Despacho – Quanto tempo demora?

Isso depende de vários fatores: do quão complexa é a causa do processo, da quantidade de processos que o cartório tem para análise e do juiz em questão.

Enfim, sabe-se que alguns processos podem demorar até anos para chegarem ao fim, enquanto outros levam apenas alguns meses!

Autos Conclusos/Fim do Processo

É importante não confundir “autos conclusos” com “fim do processo”. Enquanto autos conclusos quer dizer que os autos estão esperando uma análise, fim do processo é a sinalização que ele finalizou de verdade.

Para acompanhar o andamento dos processos não é necessário mais entrar em contato com o advogado, pois a tecnologia nos permite acompanhar tudo pela internet!