Congruente

A palavra congruente quer dizer algo que é coincidente, idêntico ou correspondente em características, propriedades, formas ou estrutura. Também pode significar algo que é apropriado ao fim a que se propõe ou se destina, ou seja, algo adequado ou pertinente, além de harmônico ou coerente com outras partes de um todo, ou conforme, concordante com as circunstâncias ou fatos.

Além de tudo, a palavra congruente também é usada para se referir a algo que foi concluído com base em provas concretas e documentação de referências ou, na matemática, figuras que possuem a mesma forma ou ângulos, porém de tamanhos iguais ou diferentes (proporcional).

Essa palavra se trata de um adjetivo de dois gêneros, cuja origem está no latim “congruens”, que vem de “congruere”, que significa reunir-se, combinar, concordar, coincidir, convir ou estar de acordo.

Sinônimos da palavra congruente

Proporcional, harmônico, concorde, correspondente, coerente, conforme, coincidente, concordante, concordante, conveniente, oportuno, adequado, próprio, apropriado, côngruo, racional, lógico ou pertinente.

Antônimos da palavra congruente

Desarmônico, inconveniente, desordenado, incompatível, desorganizado, incongruente, desarticulado, impróprio, inoportuno, irregular, inapropriado, desigual.

Frases com a palavra

Os lados da mesa são congruentes.

A confirmação do feito se dá com base na apresentação da documentação congruente.

“Esta, e somente esta, é congruente com o progresso e o crescimento inerentes à própria vida.”

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Significado das principais palavras