» » Qual a Diferença entre Custo e Despesa?

Qual a Diferença entre Custo e Despesa?

A grande diferença entre custo e despesa é que enquanto custo é todo o gasto fundamental para o funcionamento da empresa, a despesa é considerada um investimento não essencial.

Os dois conceitos parecem ser a mesma coisa em um primeiro momento, mas na verdade possuem significados diferentes, que podem ajudar tanta no controle financeiro de um negócio, quanto na gestão da sua própria casa.

O que é custo?

Custo é tudo aquilo que é indispensável para a manutenção de um negócio, um investimento em algo que fará diferença na produção final de uma empresa.

Em economia doméstica, custo é algo indispensável para o funcionamento da casa e para a vida dos seus habitantes.

O que é despesa?

A despesa é tudo aquilo que é gasto com coisas importantes para a companhia, ou para a casa, mas que não impactam diretamente na produção, ou seja, são coisas sem as quais o negócio funciona, mesmo que sofra algum prejuízo.

Exemplo de custo e despesa

Para que fique mais clara a diferença entre esses dois significados, e o porquê ser importante que eles sejam aprendidos, trouxemos alguns exemplos práticos.

Em uma companhia que produz camisetas, por exemplo, consideramos como custo os gastos relacionados à compra do tecido, ao pagamento dos funcionários, entre outros. São investimentos fundamentais para o funcionamento da empresa, pois sem o tecido, por exemplo, não existe a produção de camisas.

Exemplo de custo em economia doméstica seria o aluguel. Sem pagar o aluguel, a família não tem onde viver, logo, é um gasto fundamental.

Exemplos de despesas em companhia, pegando a mesma situação de uma confecção de camiseta, são gastos relacionados à propaganda, por exemplo, ou patrocínio a atletas que utilizam a marca em suas competições.

Esse tipo de gasto não interfere na produção final, ou seja, as camisas serão finalizadas com ou sem a propaganda ou a divulgação. No entanto, apesar de não serem fundamentais, as despesas contribuem para o aumento das vendas, e são, como se diz, um “mal necessário” para o crescimento da empresa.

Já os gastos domésticos incluem tudo que pode ser retirado do dia a dia sem impacto direto nos membros da família, mas que podem interferir na sua qualidade de vida. Exemplos de despesas domésticas são o pagamento de uma empregada doméstica, ou o pagamento de um curso de inglês para as crianças.

Atualizado em: 13/06/2018 na categoria: Diferenças