» » Dia da Mentira

Dia da Mentira

O Dia da Mentira é comemorado em 1º de abril, quando as pessoas se divertem pregando peças e fazendo pegadinhas umas com as outras.

Existem muitas histórias em relação a essa data, mas acredita-se que tudo tenha começado com uma brincadeira, na França.

A Origem do Dia da Mentira

Tudo começou quando, em 1544, na França, o rei Carlos IV ordenou que o Ano Novo passaria a ser comemorado no dia 1º de janeiro, e não mais no dia 1º de abril, como era antes.

Porém, alguns franceses não seguiram a nova lei e continuaram a ter o 1º de abril como primeiro dia do ano. Por isso, algumas pessoas passaram a caçoar dos “conservadores” e ridicularizá-los, fazendo pegadinhas nessa data, como presentes estranhos e convites para festas que nunca aconteceriam.

Esse tipo de pegadinha passou a ser conhecida como plaisanteries, e então nasceu o dia da mentira. Na França, esse dia é conhecido hoje como poisson d’avril, que significa “peixe de abril”.

Nos países falantes da língua inglesa, esse dia passou a ser conhecido como April Fools’ Day, (Dia dos Tolos – Abril).

No Brasil, esse costume começou em Minas Gerais, no ano de 1828, quando no dia 1º de abril, saiu um folheto chamado “A Mentira”, que divulgava a morte de D. Pedro, que acabou sendo desmentido logo no dia seguinte.

Nos anos posteriores, também saíram folhetos similares, até que, em 1849, esse folheto convocou todos os que acreditaram na notícia para um encontro em um local que nunca existiu. Com isso, esse dia passou a ser chamado de Dia da Mentira.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Datas Comemorativas