» » Dia da Mulher

Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março por muitos países do mundo. É uma data adotada pela ONU, onde homenageia-se todas as mulheres e suas lutas ao passar do tempo.

Os movimentos feministas de todos os lugares se organizam para fazer manifestações e celebrações nessa data, pois o ideal de igualdade entre homens e mulheres defendido por esse grupo é bem representado muito bem por essa data.

A História do Dia da Mulher

Após a Primeira Guerra Mundial, os donos das indústrias começaram a aceitar o trabalho feminino na produção.

Com as péssimas condições de trabalho e os salários insuficientes, as mulheres começaram a protestar e exigir seus direitos, até que na Segunda Conferência Internacional das Mulheres, Clara Zetkin (líder do socialismo alemão) sugeriu que fosse criada uma data específica para homenagear todas as mulheres da classe trabalhadora.

Daí em diante, as festas aconteciam sempre em datas confusas e diferentes em cada país, pois não haviam estabelecido qual seria o exato dia do ano em que as mulheres seriam homenageadas. Com o passar dos anos, essa data foi se tornando algo comercial, pois até os soviéticos utilizaram a data como uma forma de divulgar o partido.

De 16920 até 1960, quando o movimento feminista veio à tona, a data caiu no esquecimento e deixou de ser comemorada como antes, mas na década de 60, tornou-se popular novamente e passou a ser símbolo de união feminina e resistência ao patriarcado.

O Incêndio

Ainda há um mito que afirma que o dia da mulher passou a ser comemorado após um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist em 1911,que matou 146 pessoas, na maioria mulheres.

Rumores afirmam que o incêndio foi proposital, mas de acordo com as evidências recolhidas, o incêndio aconteceu por conta das péssimas condições de infraestrutura da fábrica.

Como a grande maioria das mortes causadas pelo incêndio foi de mulheres, muitas pessoas associa a data ao dia do acontecimento, mas isso é um grande erro.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Datas Comemorativas