» » Dia das Mães

Dia das Mães

O Dia das Mães é comemorado em maio. No Brasil e em outros países, comemora-se no 2º domingo de maio, mas em Portugal a data comemorativa é o 1º domingo de maio.

Na verdade, esse costume é bem antigo, já que sua origem está na mitologia grega. Na Grécia, as pessoas costumavam comemorar a entrada da primavera com uma festa enorme, pois acreditavam que a data tinha uma lgação com a mãe de todos os Deuses, Rhea.

Porém, na atualidade, a data chegou à tona com a criação, em 1858, de um grupo de apoio para mães de classe baixa, ou seja, as trabalhadoras. Esse grupo foi criado com a finalidade de diminuir a mortalidade infantil, que era muito alta naquela época.

Essa ideia veio de Ann Maria Reeves Jarvis, a americana responsável pela fundação desse grupo, que se chamava Mothers Days Works Clubs. 

Mas, na verdade, a ideia de criar um feriado para celebrar a existência e reconhecer todo o trabalho realizado pelas mães veio de Anna Jarvis, filha de Ann Maria Reever Jarvis, dois anos após a morte de sua mãe.

O dia tornou-se oficial quando ela conseguiu levar o projeto até o Congresso dos Estados Unidos e, em 8 de maio de 1914, fazer com que a ideia fosse aprovada e se tornasse algo oficial.

Depois disso, estabeleceu-se que o 2º domingo de maio seria dedicado às mães. Essa ideia só chegou ao Brasil em 1932, quando à pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, o atual presidente Getúlio Vargas aderiu à comemoração e oficializou a data.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Datas Comemorativas