» » Dia de São Valentim

Dia de São Valentim

O dia de São Valentim é comemorado no dia 12 de junho, sendo mais conhecido como o dia dos namorados, onde a pessoas que estão em um relacionamento costumam trocar presentes românticos.

O dia dos namorados é marcado por bombons, flores, jantares e outros programas românticos, mas existe toda uma história por trás do dia de São Valentim.

História do Dia de São Valentim

Na Roma Antiga, o imperador Cláudio II proibiu os casamentos, pois acreditava que os jovens solteiros serviriam melhor ao seu país nas guerras e assim Roma teria um exército forte e imbatível. Apesar da proibição, um bispo romano chamado Valentim continuou a realizar casamentos às escondidas.

Com isso, Valentim foi preso e condenado à morte, mas os jovens ainda jogavam flores e cartas para a sua cela agradecendo e dizendo que ainda acreditavam no amor. Um dia, uma jovem cega foi ver o bispo Valentim e pediu para entrar na cela.

Essa jovem era a filha do carcereiro e, por isso, teve mais facilidade em se encontrar com o bispo. Os dois acabaram se apaixonando e a jovem recuperou sua visão. São Valentim chegou a escrever-lhe uma carta e assinou de uma forma que até hoje é utilizada pelos casais: do seu Valentim.

Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro e, posteriormente, reconhecido pela Igreja Católica e pelas Igrejas Orientais como um santo. 14 de fevereiro foi considerado o dia dos namorados em muitos países, mas no Brasil nós comemoramos o dia de São Valentim no dia 12 de junho.

Também é importante destacar que a data deixou de ser comemorada pela Igreja Católica em 1969, pois não existem registros e nem provas o suficiente de que a história é verdadeira e muito menos que o Valentim existiu de verdade.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Datas Comemorativas