» » Dia do Trabalho

Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado no dia 1º de maio, quando os trabalhadores de vários países realizam manifestações, celebrações ou simplesmente se dão um descanso de sua jornada de trabalho.

É um feriado nacional que prevê folga a todos os trabalhadores, rurais ou urbanos.

A Origem do Dia do Trabalho

Tudo começou quando, em 1º de maio de 1886, vários trabalhadores de Chigago (Estados Unidos) fizeram uma grande manifestação exigindo direitos trabalhistas, como uma jornada de trabalho justa (8 horas).

Logo depois, declarou-se uma greve geral de trabalhadores, que gerou muitos conflitos. No dia 3 de março houve o primeiro conflito entre trabalhadores e policiais que acabou gerando a morte de 2 protestantes.

Com isso, houve uma revolta geral e, no dia 4 de maio, um conflito muito maior causou a morte de 7 policiais, já que os manifestantes atiraram uma bomba contra a tropa. Com uma ameaça iminente, os policiais se defenderam e começaram a atirar contra os trabalhadores, causando a morte de 12 deles, além de dezenas de feridos.

Após isso, em 20 de julho de 1889, a Segunda Internacional Socialista em Paris decretou que o dia 1º de maio seria destinado aos trabalhadores como homenagem a todas as mortes e perdas relacionadas aos conflitos.

No Brasil, o feriado é comemorado desde 1895, mas só em 1925, quando Artur Bernardes reconheceu a data como feriado nacional, a comemoração tornou-se algo oficial.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Datas Comemorativas