A diferença entre DNA e RNA consiste, inicialmente, em suas composições e funções no organismo. O DNA é formado por Ácido Desoxirribonucleico, enquanto o RNA é formado por Ácido Ribonucleico.
O RNA é responsável por levar informações para o citoplasma, transportar aminoácidos para a produção de proteínas e ajudar na constituição dos ribossomos. Enquanto o DNA é o material genético responsável pela constituição dos seres vivos, dirigindo a síntese proteica e a sua replicação.
Outra diferença marcante é que o DNA possui 2 fitas de bases nitrogenadas, enquanto o RNA possui apenas uma fita constituída a partir de uma espécie de cópia de uma das fitas presentes no DNA.
DNA – Ácido Desoxirribonucleico
O DNA é responsável por grande parte das nossas características, atuando na síntese proteica e na replicação. O DNA carrega informações genéticas, como a cor dos olhos, do cabelo, da pele e outros.
O DNA é uma fita dupla enorme, constituída por uma sequência de genes. Se esticarmos uma fita de DNA presente em uma única célula, essa fita alcançaria 2 metros de comprimento, mas para que essa fita consiga caber em 1 cromossomo, esse DNA se condensa.
As bases nitrogenadas presentes no DNA são a Adenina, a Timina, a Guanina e a Citosina.
RNA – Ácido Ribonucleico
O RNA é responsável por levar informações do núcleo celular ao citoplasma, transportar aminoácidos para a síntese de proteínas, além de ajudar na composição do DNA.
O RNA é formado por apenas 1 fita de bases nitrogenadas, constituída por uma cópia de uma dita de DNA. As bases nitrogenadas presentes no RNA são a Adenina, a Uracila, a Guanina e a Citosina.
Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Diferenças