» » Qual a Diferença entre Acúmulo e Desvio de Função?

Qual a Diferença entre Acúmulo e Desvio de Função?

A diferença entre acúmulo e desvio de função é simples: no acúmulo de função há o excesso de tarefas exercidas por um funcionário além do que ele já exerce por dever. No desvio de função ele deixa de fazer o trabalho para o qual foi originalmente contratado para exercer outra tarefa em outra área totalmente diferente de sua área de atuação.

O que é acúmulo de função?

Quando uma pessoa é contratada para um emprego, ela recebe determinadas funções que são próprias do cargo exercido por ela. Classifica-se como acúmulo de função quando esse funcionário passa a exercer, além do seu próprio trabalho, outras diversas tarefas, que cabem a diversas funções.

Exemplo de acúmulo de função

Uma secretária tem como funções básicas tratar da agenda de seu chefe, atender o telefone e encaminhar documentos. Em um caso de acúmulo de função, essa secretária, além de fazer o seu trabalho, também estaria encarregada de cuidar dos filhos de seu chefe, levar o cachorro para passear, limpar sua casa e outros.

O que é desvio de função?

Desvio de função ocorre quando um funcionário é contratado para determinado fim, mas ao decorrer do processo, torna-se encarregado de uma função diferente da que originalmente lhe foi designada.

Exemplo de desvio de função

Digamos que um funcionário é contratado para trabalhar na área de informática, mas acaba desempenhando uma função diferente, a exemplo de um serviço destinado a secretários pessoais. Isso é caracterizado como desvio de função, visto que ele está deixando de desempenhar um papel ao qual foi contratado para exercer, para trabalhar em algo que seria propício a outro funcionário.

Atualizado em: 09/11/2018 na categoria: Diferenças