A principal diferença entre clima e tempo é que o clima está ligado a um estado duradouro, enquanto tempo seria algo mais efêmero. Considerando as Ciências Atmosféricas e da Terra o clima diz respeito a uma condição média da atmosfera ao longo de um grande período. Já o tempo é algo mais pontual, um estado da atmosfera observado em um local e momento exatos.
Dizer que o clima de determinada cidade é equatorial passa uma ideia diferente de uma situação na qual se questione qual o tempo daquela mesma cidade hoje. Apesar de ela ser equatorial, pode apresentar um calor acima da média, em determinado dia, condição essa que representaria o seu tempo.
A determinação do clima de uma região é feita exatamente por meio da observação de elementos como temperaturas, precipitações, ventos e pressão do ar, ao longo de períodos como anos ou mesmo décadas.
Como se vê, apesar de algumas pessoas usarem ambos os termos como sinônimos, eles representam coisas diferentes. Enquanto o clima é avaliado pela climatologia, o tempo é estudado pela meteorologia.
Usos de clima e tempo
Uma frase que exemplifica o tempo:
Faz calor agora no Rio de Janeiro, com céu aberto e sol intenso.
Uma frase que exemplifica o clima:
O Rio de Janeiro possui três climas: tropical semiúmido, tropical de altitude e subtropical.
Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Diferenças