» » Qual a Diferença entre DOC e TED?

Qual a Diferença entre DOC e TED?

A diferença entre DOC e TED está nos valores e horários para receber a transferência. Com a TED, qualquer valor pode ser transferido e o dinheiro cai imediatamente na conta do beneficiário. Com o DOC, o limite máximo de valor permitido é de R$ 4.999,99, que só é creditado na conta de destino no próximo dia útil.

DOC e TED – Quem pode utilizar?

DOC – Documento de Crédito e TED – Transferência Eletrônica de Valores, são modalidades de transferências bancárias que podem ser utilizados para enviar dinheiro de um banco para outro, entre contas do mesmo titular ou de titulares diferentes.

Essas operações podem ser feitas por titulares de contas correntes por meio de internet banking, caixas eletrônicos ou presenciais.

Algumas modalidades de conta poupança permitem que o cliente faça e receba transferências via DOC e/ou TED, enquanto outros tipos de poupança só podem receber, como no caso da Conta Poupança Fechada da Caixa, ou nem mesmo fazer ou receber a transferência, como nos casos da Poupança Programada do Banco do Brasil.

Posso fazer transferência via DOC ou TED para outra conta que seja minha?

Sim. A transferência pode ser feita entre contas que possuem o mesmo titular ou que tenham titulares diferentes, no mesmo banco ou em entre bancos diferentes.

Posso fazer transferência via DOC ou TED nos fins de semana e feriados?

Quando o DOC ou TED são feitos em sábados, domingos, feriados ou após o horário limite para as transações nos dias úteis, é preciso fazer um agendamento para o próximo dia útil.

Quais as taxas cobradas ao fazer transferências via DOC ou TED?

As taxas cobradas para essas operações variam de banco para banco. Há casos em que os valores descontados são os mesmos para ambas as operações. Nesses casos, o melhor é fazer um TED, já que o dinheiro é creditado na conta imediatamente e não há limites de valor mínimo e máximo definidos.

DOC – Documento de Crédito

Ao fazer uma transferência bancária utilizando o DOC, o valor máximo permitido para essa operação é de R$ 4.999,99.

DOC cai no mesmo dia?

Não. O dinheiro cai na conta do beneficiário (pessoa que receberá a quantia) no próximo dia útil. Caso a operação seja feita em um dia útil, mas após o horário determinado para transferência, o dinheiro entrará na conta de destino no segundo dia útil.

Por exemplo: se você transferir uma quantia utilizando o DOC na quarta-feira, o dinheiro entrará na conta de destino somente na quinta-feira. Se o DOC for feito na quarta-feira, mas após o horário limite estabelecido para essa transação, o dinheiro entrará na conta apenas na sexta-feira (segundo dia útil).

O que é TED – Transferência Eletrônica Disponível

Ao optar pela TED, o cliente pode fazer a transferência de qualquer valor. Nesse tipo de transferência, o valor é creditado na conta de destino imediatamente, se for feita até o horário limite (17h).

Se a TED for feita após o horário limite fixado, o dinheiro entrará na conta no próximo dia útil.

Tipos de DOC

Existem dois tipos de DOC:

  • DOC D, feito através de contas que possuem o mesmo titular (CPF);
  • DOC E, feito entre contas que possuem titulares diferentes.

Tipos de TED

Assim, como o DOC, a TED também possui dois tipos:

  • TED C, entre contas com titulares diferentes;
  • TED D, entre contas com o mesmo titular.

Dados Necessários para fazer DOC e TED

Em ambos os casos, os dados necessários são os mesmos: o emitente (pessoa que faz a transferência) precisa ter em mãos o nome completo do beneficiário (pessoa que receberá a transferência), seu CPF ou CNPJ, os dados bancários (número do banco, agência e conta) e o tipo de conta (corrente ou poupança).

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Diferenças