» » Diferença entre Dólar Comercial e de Turismo

Diferença entre Dólar Comercial e de Turismo

A diferença entre dólar comercial e de turismo é simples: o dólar comercial deve ser utilizado para realizar transações comerciais, como importação, exportação, enquanto o dólar de turismo possui uma cotação destinada a essa atividade, como compra de passagens, conversão de moeda para compras no exterior.

Dólar Comercial

O dólar comercial, como já foi dito, é destinado às transações comerciais. Sua cotação varia de acordo com a oferta do mercado e a demanda da moeda. O Banco Central tem como função principal manter a moeda estável para que seus valores não denotem mudanças bruscas.

Há uma taxa de câmbio média que se define ao final de cada dia, chamada de Ptax. A Ptax é, basicamente, o valor de cotação definido fora do horário comercial.

Dólar de Turismo

A cotação do dólar de turismo é um pouco mais cara do que o dólar comercial, pois o mesmo sofre alterações devido aos impostos advindos pelo câmbio.

O dólar de turismo é utilizado quando realizamos compras no exterior, na conversão de moedas quando se deseja viajar para o exterior e em qualquer aquisição que um cidadão faz de produtos ou serviços que sejam cotados em dólar.

Exemplos com Dólar Comercial

Alguns exemplos com dólar comercial são:

  • Hoje o jornal noticiou que o valor do dólar comercial diminuiu. Sendo assim, o Real ficou mais valorizado e as transações de importação aumentaram.
  • O dólar comercial, que costumava ser mais alto, caiu esta manhã, provocando uma boa movimentação financeira.

Exemplos com Dólar de Turismo

Alguns exemplos que utilizam “dólar de turismo” são:

  • É impossível viajar para o exterior por enquanto, pois a cotação do dólar de turismo está altíssima.
  • Não vale a pena comprar esses produtos de beleza do exterior, pois o dólar de turismo está muito alto.

Atualizado em: 13/02/2019 na categoria: Diferenças