» » Diferença entre Eficiência e Eficácia

Diferença entre Eficiência e Eficácia

A diferença entre eficiência e eficácia é que a eficiência é o ato de fazer corretamente uma coisa, enquanto a eficácia é o ato de fazer a coisa certa. Por exemplo: uma pessoa pode fazer um trabalho da maneira correta, sem erros, com eficiência, mas se outra pessoa faz o mesmo trabalho em menos tempo, seguindo um plano de ação que torna a execução do mesmo mais fácil e prática, ela agiu com eficácia.

Enquanto a eficiência diz respeito apenas a fazer corretamente uma coisa, a eficácia diz respeito a fazer a atingir o mesmo resultado, mas da maneira mais ágil, prática e que dê mais lucro, vantagem ou retorno possível.

O que é eficiência?

A eficiência pode ser exemplificada com o comportamento de uma pessoa que age com perfeição na realização de uma determina tarefa ou trabalho. Com dedicação, ele conclui as etapas de maneira correta.

O que é eficácia?

A eficácia não está apenas no realizar a tarefa ou executar uma ação, mas sim no conhecimento em saber como fazer. Por exemplo: um senhor pode cavar um poço perfeitamente e será um trabalho eficiente. Ao definir o local correto para cavar o poço e dele sair água, terá realizado um trabalho com eficácia.

Outro exemplo que pode fazer você entender a diferença entre eficácia e eficiência é o seguinte: um redator que faz um texto correto, original, com informações verdadeiras e sem erros de ortografia ele é eficiente. Se outro redator faz esse mesmo trabalho em menos tempo, preocupado em colocar as palavras chaves referentes ao tema para que haja um alto grau de retorno, ele é eficaz em relação ao primeiro.

Exemplos de uso de eficiência e eficácia

  • “O Bruno realizou o trabalho escolar com eficiência, não encontrei qualquer erro.”;
  • “No âmbito profissional precisamos de eficiência e eficácia, pois não basta apenas que o funcionário faça o que for mandado, mas também que inove e dê soluções para os problemas encontrados.”;
  • “É possível notar a eficácia do novo gerente. Ele sempre busca tornar o processo de produção o mais rápido e prático possível com máquinas e mão-de-obra mais barata.”.

Atualizado em: 05/06/2018 na categoria: Diferenças