» » » O que Significa Equidade?

O que Significa Equidade?

O termo Equidade indica igualdade, imparcialidade, simetria, retidão, conformidade.

Tal palavra se refere também à utilização da imparcialidade em reconhecer o direito de cada pessoa. A Equidade ainda indica que todos os seres humanos são iguais perante à organização social, além de designar uma maneira justa de formar-se uma sociedade.

A Equidade no Direito

A palavra Equidade é bastante empregada no Direito. Já na Grécia Antiga, o termo constava nas escrituras, tornando a região de caráter democrática.

Ainda no Direito, o termo Equidade é utilizado até hoje, em leis e nas chamadas Constituição dos países. Equidade se refere nas ciências jurídicas a uma regra, onde não deve existir diferenciação entre os cidadãos e habitantes daqueles países – se transformando uma poderosa forma de preservar a justiça social e a igualdade.

O termo Equidade ainda não represente somente a lei, mas também pode ser aplicado em casos particulares, que pode, até mesmo, prejudicar um cidadão. Um exemplo são as pessoas que cometem crimes – todas essas devem sofrer sanções como qualquer outra daquele grupo.

A Equidade na Aritmética

A Equidade também faz parte da aritmética. A Equidade, por exemplo, indica figuras com lados iguais – enquanto a não equidade indica aquelas formas que não tem lados simétricos.

Equidade na Gramática

A palavra Equidade se trata, gramaticalmente na Língua Portuguesa, a um substantivo feminino, com forma singular e plural: equidade e equidades.

Exemplos:

  • É preciso respeitar a equidade das nações.
  • Nesses países não há equidades entre as pessoas.

Atualizado em: 29/11/2018 na categoria: Expressões, Jurídico