» » Qual a diferença entre evaporação e ebulição?

Qual a diferença entre evaporação e ebulição?

A diferença entre a evaporação e a ebulição é, fundamentalmente, a temperatura em que elas ocorrem: enquanto a evaporação ocorre em temperatura ambiente, a ebulição ocorre a temperaturas específicas, que vai varias de acordo com a substância em questão.

Ambos os processos ocorrem com as substâncias em sua forma líquida, e consistem na passagem dessa forma para o estado gasoso, processo esse chamado de vaporização. Porém, elas ocorrem em situações bem distintas. Entenda melhor a seguir:

O que é evaporação?

A evaporação nada mais é do que a vaporização que acontece em temperatura ambiente, de forma gradativa. A evaporação acontece sempre em temperaturas mais baixas do que a ebulição.
A vaporização na evaporação ocorre na superfície do líquido, sem distúrbios na sua fora, ou seja, sem formação de bolhas.

O que é a ebulição?

A ebulição é uma vaporização acelerada pela aplicação de calor externo, e ocorre sempre a temperaturas específicas, dependendo da substância. O ponto de ebulição da água, por exemplo, é aos 100°C

Exemplos e evaporação e ebulição

Para exemplificar temos situações bem práticas do nosso dia a dia. Um exemplo de evaporação é quando colocamos a roupa que acabamos de lavar, molhada, para secar no varal, e ela aos poucos seca. Ou e então quando colocamos a louça no escorredor para secar.

Pode-se perceber que a evaporação irá acontecer independentemente da temperatura, pois tanto em dias frios quanto em dias quente as roupas do varal secam, e as louças no escorredor secam. Porém, em dias mais quentes, a evaporação ocorre de forma mais rápida.

Um exemplo cotidiano clássico de ebulição é quando fervemos a água para coar o café. Quando a água atinge 100°C, que é o ponto de ebulição dessa substância, ela começa a borbulhar e a se transformar rapidamente em vapor. Tanto que, se esquecemos a leiteira ligada, a água vaporiza por completo e some!

Atualizado em: 13/06/2018 na categoria: Diferenças