Facção

A palavra facção quer dizer uma expedição militar, feito de armas heroico ou um partido político. Além disso, a palavra facção pode se referir a um grupo de pessoas que lutam pela mesma causa em oposição à causa de outros grupos.

É importante destacar que no Império Romano as facções eram formadas entre os lutadores dos circos e seus respectivos torcedores, algum tempo depois, formaram-se entre diversos grupos da cidade e do campo que rivalizavam entre si, hoje em dia, a palavra facção pode se referir a cada grupo antagônico que disputa a supremacia política.

A palavra facção trata-se de um substantivo feminino, cuja origem está no latim “factio, onis”, que significa poder de fazer, direito de realizar, reunião de pessoas ou conduta.

Sinônimos da palavra facção

Grupo, divisão, seita, partido, causa, turma, parte, banda, bandagem, cinto, alcateia, horda, malta, doutrina, sociedade, clã, tribo e outros.

Antônimos da palavra facção

Neutralidade

Frases com a palavra facção

“A vitória de uma facção política é ordinariamente o princípio da sua decadência, pelos abusos que a acompanham.”

– Marquês de Maricá

“Eles me criticaram por cantar “Poder para o povo”, dizendo que nenhuma facção pode deter o poder. Bobagem. O povo não é uma facção. Povo significa todas as pessoas.”

– John Lennon

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras