Faceta

A palavra faceta trata-se de um substantivo feminino, cuja origem é no francês “facette”, que significa face pequena, ou seja, o diminutivo do latim “facies”, que significa, justamente, rosto. Sendo assim, podemos concluir que a palavra faceta pode ser uma face ou superfície pequena e plana de um objeto. A palavra faceta também pode significar uma superfície plana e polida de uma gema, obtida pela lapidação.

Também podem ser significados da palavra faceta uma área em um dente a qual está desgastada devido à mastigação, ou ainda um aspecto peculiar ou diferente que se observa em alguém ou em algo. Faceta também pode ser um procedimento odontológico que cobre os dentes com resina ou porcelana, para deixá-los mais brancos, melhorando a sua função estética.

Sinônimos da palavra faceta

Cara, face, rosto, tratante, impostor, perro, maroto, esperto, troteiro, maquiavélico, safado, cigano, velhaco, ardiloso, caloteiro, traste, peculiaridade ou particularidade.

Frases com a palavra faceta

“Os sofrimentos humanos têm facetas múltiplas: nunca se encontra outra dor do mesmo tom.”

“É certo que irás encontrar situações tempestuosas novamente, mas haverá de ver sempre o lado bom da chuva que cai e não a faceta do raio que destrói.”
―Charles Chaplin

“A compaixão é um profundo desejo de ver os outros aliviados do sofrimento, o amor é a outra faceta, um forte desejo de ver os outros felizes.”
―Dalai Lama

“A caricatura é mais forte que as restrições e que as proibições. É imortal porque é uma das facetas daquele diamante que se chama verdade.”
―Eça de Queiroz

“A verdade possui mil facetas, por refletir o ponto de vista de quem a defende, mas somente se cristaliza quando se faz acompanhar de uma prova concreta que a referende.”
[A verdade]
―Roberto Fraga

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras