Flâmula

A palavra flâmula significa uma chama pequena, no caso, o fogo antes de se alastrar. Outros significados para a palavra flâmula são: uma bandeirinha estreita e comprida, terminada em bico ou em farpa, usado, especialmente em embarcações como adorno, sinalização ou galhardete.

A palavra flâmula também pode significar uma peça de pano, com forma de quadrado, usada como um símbolo, uma bandeira ou um pendão. As flâmulas usadas em navios de guerra, geralmente, carregam as cores nacionais, isso representa que o navio está sendo comandado por um oficial.

A flâmula também é usada para representar eventos esportivos, como o futebol, ou na música, como a flâmula para trompete triunfal, sendo usada em cerimônias e representando o evento em questão. Essa palavra é um substantivo feminino, cuja origem está no latim “flammula, ae” que significa chama pequena.

Sinônimos da palavra flâmula

Bandeira, bandeirola, estandarte, pavilhão, bandeirinha, galhardete, bandeiro e pendão.

Frases com a palavra flâmula

“Antes dos discursos, Dilma se encontrou com Teixeira e Blatter por 20 minutos. Falaram amenidades. A petista vem recusando audiência com os dois desde sua eleição. Blatter lhe deu uma flâmula, como já tinha feito com outros políticos no Rio.”

“Com a proclamação da República, foi necessário escolher a bandeira que simbolizasse a nação. No dia 19 de novembro ela foi definida, uma adaptação da flâmula imperial que já existia. As cores e algumas formas foram mantidas, acrescentando o lema positivista “Ordem e Progresso” e as estrelas que representam os Estados.”

Atualizado em: 22/05/2017 na categoria: Significado das principais palavras