» » Significado de Flor de Lis

Significado de Flor de Lis

Flor de lis é a representação de um lírio, muito utilizado em brasões e escudos da realeza francesa. O primeiro a utilizar foi o rei Luis VIII. A imagem representa poder, honra, soberania e lealdade. Também serve para indicar o sexto filho de uma família.

Origem da flor de lis

A flor de lis é uma planta originária do México e suporta climas e temperaturas mais quentes, assim como uma umidade acima da média. Ela é encontrada facilmente em solos rochosos e secos. Geralmente aparece solitária, com apenas uma flor e quatro pétalas pontiagudas.

Outros significados de flor de lis

Na pedagogia a flor de lis representa a profissão, junto com um caduceu, que é um bastão de ouro com duas serpentes enroscadas em seu tronco. Já no sentido espiritual, a flor de lis representa a virgindade de Maria e a pureza do anjo Gabriel. Há também quem afirme que ela representa a Santíssima Trindade.

Na medicina a flor de lis é uma planta utilizada na homeopatia, uma alternativa natural, possuindo propriedades anti-inflamatórias, laxantes e diuréticas. Também auxilia a tonificar a pele, evitando problemas como acnes.

A flor de lis também é o símbolo dos escoteiros. Ela foi escolhida por Robert Baden-Powell, fundador do movimento. As três pétalas representam os pilares da promessa escoteira, e o norte, apontado por uma delas, é a orientação que deve ser seguida pelo escoteiro, ou seja, sempre em frente.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Tatuagem