» » Qual a Diferença entre Furto e Roubo?

Qual a Diferença entre Furto e Roubo?

A diferença entre furto e roubo consiste em se há ou não contato com a vítima. No furto, um ladrão subtrai algo da vítima sem ser percebido ou sem entrar em contato com ela. No roubo, há contato com a vítima através de ordens, ameaças ou violência, segundo o Direito Penal Brasileiro.

O famoso golpe de “bater carteira” por exemplo, é considerado um furto, pois o ladrão não é notado pela vítima, nem utiliza violência ou ameaças para subtrair a carteira.

Roubo e Furto Qualificado

De acordo com o Código Penal Brasileiro, o furto qualificado (155) acontece quando há a destruição de algum obstáculo para que o objeto em questão seja roubado, abuso de confiança ou fraude, escalada ou destreza, o uso de chave falsa ou a ajuda de mais pessoas para cometer o delito.

O furto também é considerado qualificado quando praticado durante o repouso da vítima, durante a madrugada enquanto ela está dormindo, por exemplo.

Por exemplo: se o ladrão precisou escalar até o primeiro andar para entrar em uma casa e furtar algo, o furto é qualificado, assim como se ele precisar romper um cadeado, quebrar ou passar por uma janela ou pular um muro.

No furto simples, não há obstáculo a ser superado no momento do furto, o ladrão consegue pegar facilmente o objeto.

No roubo qualificado (157) há, durante a ação criminosa, a lesão corporal ou mesmo a morte da vítima, esta última também considerada latrocínio (roubo seguido de morte).

Qual a Diferença entre Furto, Roubo, Extorsão e Latrocínio?

No furto, algo é subtraído de alguém sem que o ladrão entre em contato com a vítima. No roubo, há contato com a vítima através de ordens, ameaças ou mesmo violência física.

No caso da extorsão, o indivíduo constrange a vítima mediante ameaças e/ou violência para adquirir um valor financeiro. Pode-se por exemplo, exigir dinheiro em troca de não divulgar informações comprometedoras. A extorsão também se configura quando o indivíduo exige da vítima a assinatura de algum documento de crédito, pedido de empréstimo, etc.

O latrocínio é ainda mais grave, pois é o roubo seguido de morte. Acontece quando o ladrão, ao roubar a vítima, provoca a sua morte, mesmo que tenha conseguido o que queria.

Qual a Diferença entre Roubo e Furto de Veículos?

Quando o carro é tomado na presença de seu dono, mediante agressões verbais, ordens, ameaças e/ou violência física, a ação é chamada de roubo.

O furto do veículo acontece quando um carro é levado pelo ladrão sem o seu proprietário perceber, sem que haja contato entre o dono do veículo e o ladrão, onde, na ação, não há ordens, ameaças ou violência física.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Diferenças