Gafieira

A palavra gafieira é usada para se referir  a um local onde se realizam bailes e festas, mais precisamente um baile popular, frequentado por pessoas de classe social mais baixa, com música animada, principalmente samba, cuja entrada é paga. Da década de 1960 em diante, a gafieira começou a ser frequentada por pessoas de classe mais elevada. A palavra gafieira também pode significar um prostíbulo, cabaré ou uma casa de mulheres de baixa categoria.

A palavra gafieira é um substantivo feminino, que teve origem no século XX, mais especificamente na década de 1920, nos bailes de dança cariocas. A palavra gafieira vem de gafe, já que diz a cultura popular que, nos bailes, as pessoas dançavam de qualquer jeito, se soltando e fazendo movimentos, certas vezes vergonhosos, cometendo gafes.

Um grande destaque para a palavra gafieira é samba de gafieira, que é um estilo de samba derivado do maxixe, dançado no início do século XX, sendo que, um dos principais aspectos observados nesse estilo é o comportamento do dançarino em relação à parceira, podendo destacar a malandragem, exposição a situações surpresa, elegância, ritmo e proteção. Outra coisa notável é o figurino, que antigamente composto de um terno branco, sapatos preto e branco ou marrom e branco e, debaixo do paletó, camisa listrada horizontalmente, além de um chapéu panamá.

Sinônimos de gafieira

Baileco, baile, arrasta, forró e forrozada.

Frases com a palavra gafieira

“Café Piu Piu Aberto em 1983, já recebeu artistas como Sivuca, Jamelão, Inezita Barroso e Banda Mantiqueira. Hoje, há shows de bandas de diversos gêneros, de rock a gafieira. Informe-se sobre o local”

“Na trama, Castanho pensa em uma forma de convencer Suellen (Juliana Alves) a ir até a clínica psiquiátrica para participar da festa que os pacientes organizaram para o casal, mesmo que a noiva já tenha dito que gostaria de manter só a cerimônia na gafieira”

 

Atualizado em: 22/05/2017 na categoria: Significado das principais palavras