» » Gracioso

Gracioso

A palavra gracioso é usada para se referir a coisas ou pessoas que são engraçados, jocosos e joviais, que têm graça, encanto, ou seja, são gráceis.  Além disso, a palavra gracioso pode ser usada para se referir àquilo que é de graça, gratuito ou sem custo. Outro significado para a palavra gracioso é aquele que é gracejador, dado a fazer graça, engraçado.

A palavra gracioso é um adjetivo cuja origem está no latim “gratiosus”, que significa favorecido. Sendo assim, podemos entender que uma pessoa graciosa pode ser alguém engraçado ou alguém belo e encantador, com espírito jovial.

Sinônimos da palavra gracioso

Elegante, chique, grácil, jovial, garboso, delicado, fofo, harmonioso, divertido, espirituoso, brincalhão, flexível, esbelto, pândego, magano, sagaz, gratuito e outros.

Antônimos da palavra gracioso

Horroroso, horrendo, desgracioso, deselegante, desairoso, desajeitado, volumoso, corpulento, encorpado,  desastrado, indecoroso, falto de elegância, desengraçado, desengonçado, desenxabido, horrível, grosso e outros.

Frases com a palavra gracioso

“As coisas podem ser bonitas, elegantes, suntuosas, graciosas, atraentes, mas enquanto não falam à imaginação não são belas.”

― Ralph Waldo Emerson

“A fonte será, pois, mais graciosa do que o rio, o desejo mais encantador do que o gozo, e o que se espera mais atraente do que aquilo que se possui?”

― Honoré de Balzac

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Adjetivos